10 junho 2010

Divagação Monóloga: Beleza.

“As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”.
Vinicius de Moraes.


Sou um grande fã desse cara, prova disso são os poemas de sua autoria que de vez em quando posto, mas discordo radicalmente dele nessa afirmação que é parte do poema Receita de Mulher, o poema completo até que é bacana, que fique claro que a frase isolada tem um efeito diferente do que produz em conjunto com o resto da obra poética, mas muitas pessoas só lembram do primeiro verso e tentam aplicá-lo a vida como se ele fosse uma verdade absoluta e indiscutível.
Infelizmente vivemos em um tempo em que a aparência física é mais valorizada que o caráter e ao que a pessoa realmente pode oferecer como ser humano, é o que eu chamo de “ditadura da beleza”. Boa parte de nós tem uma concepção do que é belo formada que muitas vezes não é nem de longe nossa, mas que foi imposta pela mídia, por Holywood ou pelo mundo da moda, eles simplesmente nos ditam de forma ás vezes sutil e constantemente de forma escancarada o que é belo e digno de ser apreciado e o que não é, e de forma natural quase sempre aceitamos sem simplesmente questionar se isso é realmente a verdadeira beleza. Concordo que existem mulheres fisicamente espetaculares, mas também acho que aparência é só uma parte da pessoa, é na verdade a coisa mais superficial que existe nela, porque o mais importante é invisível a uma simples olhada em conjunto a um queixo caído de deslumbramento, para mim essa beleza das revistas e da TV é algo fútil e totalmente sem importância, primeiro porque ela não é natural, é fingida e mascarada por quilos e litros de maquiagem que tem o único objetivo de transmitir a beleza pregada por eles. Segundo, hoje em dia ela pode ser comprada em qualquer clínica de estética barata, claro que algumas pessoas necessitam de comprá-la para se sentirem melhor, mas há outras que compram simplesmente pelo luxo de transmitirem uma imagem de beleza as outras pessoas e não por que vão se sentir bem com aquela “melhoria”. E terceiro porque ela é efêmera, cedo ou tarde ela vai acabar e aí sim a verdadeira beleza aparece. A ditadura da beleza é tão triste que faz com que pessoas de aparência saudável se sintam feias e deprimidas por não seguirem o padrão de qualidade que é imposto mundo afora, destrói a auto-estima e não contribui em nada para o progresso da humanidade ou para um mundo melhor no futuro, chega ao absurdo de rotular quem não a segue por opção ou por naturalidade de FEIO. Em minha opinião, feio é algo completamente desprovido de beleza, e eu não acredito que aja um ser humano totalmente assim, pois a verdadeira beleza está além da beleza física, e todo ser humano tem algo de belo sem si, aparência é só uma pequena parte do que uma pessoa pode ser. Quando vejo uma mulher que não me atrai, não saio dizendo que ela é feia, porque de uma forma muito especial que eu talvez não tenha percebido ela é linda, então apenas digo que ela não me atraiu, de forma alguma estou dizendo que ela não é atraente, apenas disse que não me atraiu no sentido de que outra pessoa pode enxergar o que eu não enxerguei e se sentir atraído por ela, porque a beleza meus amigos está nos olhos de quem vê, então aprendamos a enxergar de maneira correta, sem miopias ou astigmatismos midiáticos.


Dom Juan Ricthelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário