11 setembro 2010

Personalidades: Mahtma Gandhi

Dados:
Mohandas Karamchand Gandhi (Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Déli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução, depois de Jesus Cristo.
O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Minha opinião:
Albert Einstein dizia que as gerações futuras teriam dificuldade em acreditar que alguém como Gandhi vagou um dia pela terra, e se pararmos para analisar é mais pura verdade, pois a humanidade vem caminhando pra um rumo totalmente oposto do que esse grande homem pegrava. Acho que ele foi uma personificação do que significa ser líder, sei que posso estar incorrendo em erro, mas afirmo que Mahatma Gandhi foi o maior exemplo de líder depois de Jesus Cristo, pois mesmo não sendo cristão seguiu a risca muito do que Cristo ensinou ao contrário de muitos líderes ditos cristãos. Ele exerceu autoridade pela sua influência pessoal que emanava do amor que ele tanto pregava e transmitia ao invés de exercer poder que ele poderia ter conseguido se quisesse. O que acho mais curioso é o fato de um homem ráquitico de 1,60 cm e pouco mais de 50 kilos ter conseguido tantas mudanças para melhor num mundo cheio de guerra, opressão e dor.

Citações Ilústres:
"Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinamentos."
"A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor."
"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo."
"Sete pecados sociais: política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, comércio sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem sacrifício."
"Quando me desespero, lembro-me de que em toda a História a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis mas, no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre."
"Amor e verdade são duas faces de Deus. A verdade é o fim, o amor, o caminho."
"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio."
"A liberdade não tem qualquer valor se não inclui a liberdade de errar."
"Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos."
“Seja a mudança que você quer ver no mundo.”
"De olho por olho e dente por dente o mundo acabará cego e sem dentes."
"Existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã"
"Vocês podem me acorrentar, me torturar; podem até mesmo destruir meu corpo, mas nunca irão aprisionar a minha mente."
"Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha..."
"O fraco nunca pode perdoar. Perdão é um atributo dos fortes."
"Minha vida é minha mensagem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário