18 setembro 2010

Personalidades: Jimi Hendrix

Dados:
James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27 de novembro de 1942 – Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Hendrix foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica. Foi influenciado por artistas de blues como B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, guitarristas de rhythm and blues e soul como Curtis Mayfield, Steve Cropper, assim como de alguns artistas do jazz moderno. Em 1966, Hendrix, que tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965, foi citado como tendo dito: "Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz."

Minha Opinião:
Hoje faz exatamente 40 anos que esse grande astro da música se foi, eu poderia dizer do rock n’ roll, mas acho que a sua contribuição foi muito, além disso, não sou um grande conhecedor de seu trabalho, mas o pouco que conheço acredito que seja suficiente para que eu possa afirmar a sua importância para a música de um modo geral. Foi um cara que veio da pobreza, que nunca estudou música, mas que com uma guitarra fez o mundo o conhecer e se encantar com seus solos cheios de emoção que faziam multidões vibrarem e arrepiarem com a mensagem instrumental que ele transmitia a seus ouvidos. Sua carreira e sua vida foram curtas, aquela durou três anos e essa vinte e sete, mas ambas foram bastante expressivas, pois era uma das poucas vezes que um negro conquistava o mundo com a sua música.

Citações:
“Sou o cara que terá de morrer quando chegar minha hora, então deixem eu viver minha vida da forma que eu quiser.”
“Quando o poder do amor superar o amor pelo poder, o mundo conhecerá a paz.”
“O conhecimento fala, mas a sabedoria escuta.”
“A música não mente. Se tem algo a ser mudado neste mundo, isso só vai ser possível através da música.”
“Na hora em que queimei minha guitarra foi como se fosse um sacrifício. Você sacrifica as coisas que ama. Eu amo minha guitarra.”
“Quando eu morrer, quero que as pessoas toquem minha música, enlouqueçam, percam o bom senso e façam o que der na cabeça.”
“A música é minha religião.”
“Eu tenho sido imitado tão bem que ouço as pessoas copiarem meus erros.”
“Para mudar o mundo, você precisa antes mudar a sua cabeça.”
“Eu vivia num quarto repleto de espelhos; tudo o que eu via era eu mesmo. Me apeguei ao meu espírito e quebrei meus espelhos, agora o mundo todo está aqui para me ver.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário