22 agosto 2010

Divagação Monóloga: Decadência da música

Onde andam os grandes compositores? E os músicos de qualidade desse país? Isso é o que me pergunto diariamente quando ouço as músicas que tocam nas rádios, nas ruas e nos programas de televisão.
É deprimente o que sou forçado a ouvir por aí, juro que há horas em que eu gostaria de ser surdo total, pra não ter que ouvir essa palhaçada depravada que parece ser onipresente. Eu tenho certeza absoluta que o nosso país tem músicos e compositores da melhor qualidade, o problema é que a mídia, as rádios e a indústria musical de um modo geral os sufocam não dando o mínimo de espaço a eles em seu joguinho barato de cartas marcadas, onde apenas aparecem os seus protegidos que em muitos casos são apenas fantoches das produtoras, sem o mínimo de estilo próprio e na maioria das vezes sem qualquer vestígio de talento musical.
Hoje não é mais preciso de músicos pra se fazer música, basta apenas você criar letras sem coerência, por um fundo musical mal elaborado, fingir que toca algum instrumento enquanto rola o playback, ter uma voz que esteja classificada entre o deplorável e o medíocre e o mais importante de tudo isso, ter um empresário ou alguém que pague as rádios para tocarem suas músicas e as emissoras para te apresentarem em seus programas de fim de semana... E acho que me esqueci de mencionar a legião de pessoas sem massa encefálica, que irá gostar e defender toda essa porcaria produzida nesse ambiente promiscuo.
É triste um país que já foi referência no mundo por sua música ser esse circo que é hoje, onde a música é produzida em grande escala unicamente com o intuito de vender e não transmitir uma mensagem que vá fazer as pessoas refletirem sobre alguma coisa que vá mudar suas vidas de alguma forma. Antigamente era difícil de ouvir uma música que não tinha uma mensagem ou uma história pra contar, as letras eram verdadeiros poemas acompanhados de melodias que faziam as pessoas se arrepiarem e chorarem de tanta emoção por está ouvindo algo tão bonito, a música era capaz de ir no mais intimo de uma pessoa tocando o seu coração, fazendo a sua cabeça e ás vezes abrindo os seus olhos... A música era capaz de embalar multidões na luta contra o que acreditavam ser injusto, sendo entoado por todos num coro só, algo como: “Vem vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz à hora, não espera acontecer...”
A música era carregada de valores e ideais que influenciavam a juventude a acreditar e correr atrás de um mundo melhor para todos. Mas nesse presente momento o que temos em evidência são verdadeiros dejetos musicais onde se exalta, a traição, a orgia, as drogas, a violência e se ridiculariza o romantismo, o respeito e a consideração pelos sentimentos das outras pessoas. Sei que há muitos que comungam de minhas opiniões nesse sentido, o problema é que infelizmente somos meras gotas num imenso mar de ignorância cultural.
Espero viver o suficiente pra um dia poder ver a música brasileira ressurgir e voltar a ser a melhor música do mundo, para que além de podermos admirar a obra dos grandes que já se foram, possamos nos orgulhar dos que estão por aí e não tem oportunidade de mostrar o quanto são bons também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário