09 dezembro 2010

Divagação Monologa.

Uma vez poeta sempre poeta, acho que isso é uma verdade absoluta embora eu não costume acreditar em verdades absolutas. Mas vamos parar pra pensar... O que caracteriza um poeta é o impulso inspiratório que o motiva a expressar os seus sentimentos através de versos e estrofes, logo subentendesse que se uma pessoa qualquer escreve poemas, logicamente ela é um poeta ou poetisa e isso é algo sem volta que se define entre o antes e o depois do primeiro poema, acho que a vida de um poeta é medida dessa forma A.P.P e D.P.P.
Então se você alguma vez escreveu algo poético ainda que tenha sido uma droga, você é um poeta. Ainda que você tenha perdido os versos e não os tenha memorizado o fato é que você o escreveu um dia e fatos podem até ser simplesmente esquecidos, mas jamais apagados.
Acredito que não há poeta profissional ou amador no sentido que as pessoas costumam dar a essas palavras, pois isso não é profissão é algo muito além disso, é um prazer que chega a ser místico, e amador todo poeta é no sentido de amar alguma coisa que o impele a escrever, só o amor a poesia em si já faz dele um amador.
É claro que existem os famosos e reconhecidos por todos, quem nunca ouviu falar de: Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Olavo Bilac, Manoel Bandeira, Clarice Lispector e tantos outros? É evidente que eles são indiscutivelmente ótimos, mas a fama não os torna mais poetas do que os anônimos desconhecidos, pois não se faz poesia com intuito de ser famoso, se faz pelo tesão de se expressar através de frases e rimas, claras ou confusas, mas cheias de sentimento em cada caractere.
Acho que todo ser humano é um poeta em potencial, porque como disse uma amiga certa vez, somos complexos diversificados de emoções: Amor, ódio, esperança, paixão, dor, solidão, amizade... E a essência de todo poema é uma ou várias emoções, e todos nós estamos impregnados delas, prova maior disso é a vida que é a maior e mais bela poesia de todas que já foram e serão feitas.
Então se você algum dia escreveu algo, não se esqueça que você é um poeta, logo volte a escrever. E se você nunca escreveu tente escrever, pois você é um poeta em potencial. Claro que vão ter vezes que não vai haver inspiração e seus poemas vão sair uma droga, mas lembre não é só de obras primas que é feito um artista, eu amo Legião Urbana, mas têm músicas deles que eu acho uma droga, eu venero Vinicius de Moraes e já li poemas dele que puta que pariu. E não se esqueçam, uma vez poeta, poeta até morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário