25 novembro 2010

Divagação Monologa: Relacionamentos e compromissos.

Atualmente vejo muitas pessoas reclamarem da inconstância e da falta de seriedade nos relacionamentos afetivos. Vejo muitos dizerem que gostariam de serem levados a sério por alguém, mas na prática nem eles mesmos se levam a sério, consequentemente são incapazes de levar alguém a sério, logo subentendesse que querem seriedade da pessoa em relação a eles e não deles em relação à pessoa de forma recíproca, querem receber sem dar, o que acho uma grande hipocrisia.
Já ouvi o absurdo de que namorar é retrógado e de que o casamento é uma instituição falida. Discordo ferrenhamente de quem pensa dessa forma, eu particularmente namorei uma única vez e até momento não me casei, mas mesmo assim me sinto a vontade para expressar a minha opinião. Acredito que o problema não seja o namoro ou casamento, acredito que o problema são as pessoas que não tem maturidade e pulso o suficiente para compreender o verdadeiro significado do que é um compromisso.
Acho que uma das maiores falhas é confundir posse sentimental com posse física, que a meu ver são coisas completamente distintas, uma mulher pode muito bem ser dona do meu coração que é uma parte especifica de mim, mas em momento algum ser a minha dona, porque não sou um bem ou uma propriedade dela, eu sou uma pessoa livre e com vontade própria, logo não sou de ninguém.
Muitos casais parecem disputar uma “queda de braço” onde ganha quem for mais mandão, possessivo e ciumento. Um quer se sobrepor ao outro de forma imperativa através de ordens puramente egoístas, se tratam como objetos que se possuem, agem com ciúme por serem inseguros consigo mesmo e por não conseguirem confiar plenamente na outra pessoa. Têm um medo doentio de serem traídos, sendo que na maioria das vezes eles mesmos traem. Se você é uma dessas pessoas vou te dizer uma coisa que talvez até saiba, mas que não quer admitir, a verdade é que se a pessoa quiser te trair, com toda certeza ela vai, independente do fato de você ser um maníaco obsessivo que tenta controlar e mapear os passos dela.
A meu ver todo relacionamento é um contrato em que contratamos e somos contratados por outra pessoa para suprirmos necessidades mutuas e coisas que a pessoa possui e faltam em nós e vice e versa, acho que o objeto principal e universal deste contrato deveria ser a felicidade plena das partes onde a “queda de braço” de que falei deveria ser no sentido de um tentar fazer o outro mais feliz do que o outro tem feito, ou seja, uma disputa em que ganha quem proporcionar mais felicidade ao seu parceiro.
No entanto uma das maiores preocupações na realidade é a de querer mudar a outra pessoa moldando-a ao seu modo ao invés de amá-la e aceitá-la como ela é, as pessoas só querem ficar com as qualidades do outro e lutam constantemente para extinguir os defeitos e as diferenças que irritam, buscam constantemente tirar os espinhos da rosa, mas em momento algum param pra pensar que os espinhos fazem parte e que quando assumiram um compromisso com a pessoa a quiseram como ela era, com todos os defeitos, qualidades, prós e contras, logo mudanças forçadas são imaturas, pois se tiver que haver uma mudança pra pior, ou melhor, ela virá de forma paulatina e natural.
De nada adianta todo o amor e sentimento se certas coisas não forem entendidas, um relacionamento se cultiva junto, é como uma planta que precisa de calor, vento, água e uma terra cultivável e propicia pra florescer e dar bons frutos. Esse negócio de transformar uma relação numa prisão ou numa ditadura de emoções é coisa de tempos passados, pois quem ama liberta porque o amor é a liberdade é companhia de outra pessoa. A você que tem alguém espero que honre o seu compromisso, tenha uma relação saudável e que além de ser feliz faça o outro feliz, já a você que assim como eu é um lobo solitário desejo que você encontre alguém que te corresponda a sua altura e saiba dar todo o valor que você merece.

P.S: Que fique claro que não estou de forma alguma criticando as pessoas que gostam de tocar o “foda-se”, eu mesmo até gosto, a minha critica é em relação às pessoas que assumem um compromisso e não o honram como deveriam e o culpam por suas infelicidades se esquecendo que uma porcentagem alta delas é sua culpa.
No mais é só, claro que há outros vícios além dos que mencionei, to com preguiça de falar deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário