29 outubro 2010

Paradoxo.

Já vivi paixões de uma noite
E de muitos dias seguidos.
Emoções de uma intensidade incomum
E emoções repentinas como a garoa.

Conheci pessoas que me marcaram para sempre
E outras que foram tão repentinas como a brisa.
Briguei por futilidade e discuti por bobagem.
Me encantei inúmeras vezes pela simplicidade
E tantas outras pela complexidade das coisas.

Errei demais e acertei bastante por diversas razões
Quase sempre na defesa de ideologias e opiniões
Algumas vezes chorei por tolices e em outras tive um bom motivo.
Algumas vezes chorei sem razão,
Outras vezes chorei simplesmente por chorar
E em outras segurei o choro só pra parecer forte.
No entanto, sempre ri muito de idiotices e coisas sem sentido.

Já beijei intensamente e fui beijado na mesma intensidade.
Odiei como ninguém e amei como poucos se atreveram a amar.
Fiz loucuras, sandices, melindres e branduras...

Algumas vezes confesso que cheguei a ser tosco e imaturo
Em outras acredito que fui cortez da melhor forma que podia.
Fui onde não deveria ir e não estive onde precisava estar.
Muitas vezes fui impar e em outras fui o par.

Presencie auroras e crepúsculos...
Temporais... Calmarias... E o puro marasmo.
Escalei montanhas... Escrevi poemas...
Toquei canções... E pulei de penhascos na água.

Já me machuquei por dentro e também por fora.
Cheguei do nada e do nada fui embora.
Tive a sorte e também o azar.
Senti o gosto amargo de uma derrota
E o prazer orgástico da vitória.
Precisei sem ter e também tive sem precisar...

Dancei na chuva, dancei sozinho,
Dancei acompanhado e até não dancei.
Fui vítima da hipérbole, amigo da metáfora, da ironia...
E inimigo declarado do falso eufemismo.

Já senti o frio glacial da solidão
E o calor semi solar de uma boa companhia.
Algumas vezes falei o que não devia
E em outras calei o que não podia.

Aprendi muitas coisas e me esqueci de um bocado delas
Adquiri vícios e defeitos fúteis e inúteis
Mas também adquiri qualidades e virtudes muito úteis.
Logo, espero viver, sentir, aprender e conhecer muito mais

P.S: Então por essas e por outras só tenho a agradecer a Deus e a todos que contribuíram e me ajudaram a me construir como sou.

Dom Juan Ricthelly, Brazlâdia-DF, 2010.

2 comentários:

  1. Esse ficou muito bom,PARABÉNS!!!!Acho que todos nós somos aquilo que, algumas pessoas ou situações nos fazem ser.YANNA KARLA

    ResponderExcluir
  2. Cara vc e fantastico tenho muito orgulho de ter voçe como meu amigo, e saber que tudo escrevido e verdade, continue assim sempre verdadeiro sem pensar em agradar a todos.
    By :Marcelo

    ResponderExcluir