03 outubro 2010

Divagação Monologa: Primeiro voto.

Hoje eu votei pela primeira vez. Sempre tive o sonho de poder votar, na ultima eleição isso não foi possível, pois eu tinha 15 anos. Mas hoje finalmente chegou o grande dia que estive esperando todos esses anos, fiquei frente a frente à urna e escutei aquele barulhinho.
Juro que a cada voto eu dava um sorriso, pensava em todos aqueles que tiveram que morrer de formas cruéis em todos esses anos de história, para que hoje eu pudesse fazer algo tão simples como votar, acho que o voto é a expressão máxima da cidadania, é quando o povo tem a oportunidade de influenciar no destino do país.
Muitas pessoas podem não gostar de votar e achar algo completamente desnecessário, respeito à opinião delas, mas acho que deveriam refletir sobre isso porque estão erradas.
Hoje eu me senti tão bem e tão leve depois de votar, por um momento me senti poderoso e realmente útil ao meu país. Todos os dias sinto um orgulho muito grande de ser brasileiro, mas parece que hoje esse sentimento de orgulho multiplicou, o sistema eleitoral brasileiro é tão bonito e eficiente, são as eleições mais rápidas e seguras do mundo, o Brasil inovou ao criar uma justiça eleitoral.
Acho que isso tudo é uma vitória de todos os brasileiros que lutaram desde tempos longínquos, foi algo difícil e árduo de se conquistar, mas por outro lado fico triste em ver um ótimo sistema eleitoral, sem que os eleitores tenham uma educação de qualidade para que possam votar com consciência, no entanto acredito que se o brasileiro foi criativo e inteligente para fazer algo tão admirado pelo mundo, acho que o brasileiro também é capaz de tornar esse país um lugar melhor para todos com soluções inovadoras como essa.
P.S.: No último debate presidencial teve algo que me emocionou muito, veio de um candidato que não votei (Plínio de Arruda Sampaio), apesar de achá-lo um bom candidato, achei muito bonito o que ele disse em suas considerações finais, foi uma mensagem que me animou bastante. Vou postar, porque acho que foi algo a altura do meu blog. Ele disse assim (ipsis verbis):
Primeiro eu queria agradecer: agradecer ao PSOL pelo apoio que tem me dado, agradecer aos meus auxiliares que vocês vêm aqui, foram de uma dedicação extraordinária, agradecer a Marieta, aos meus filhos, as minha noras e as minha netas e aos meus netos.
Hoje nesse minuto acaba uma guerra. Não! Acaba uma batalha, a guerra vai continuar, a guerra é destruir esse muro que separa você das suas aspirações, que separa você dos seus direitos.
Amanhã eu vou convocar vocês pra essa guerra e quero dizer a vocês, a maior alegria que eu tive nessa camapnha foi o apoio da juventude, talvez muita gente não entendeu o que eu falei aqui, muita gente não captou, a junventude captou, porque a juventude pensa no futuro. E eu tô falando pro futuro, não tô falando nem pro presente horrível que nos temos nem pro passado, eu tô falando e pedindo a vocês:
Jovens, pensem grande.
Não pensem pequeno.
Não acreditem no impossível.
O impossível torna-se possível, se você quiser.
Ele vira possível.
É preciso é coragem!
É preciso é tenacidade.
É preciso é força!
E é preciso não esconder a realidade.
Não ter medo dela.
É preciso falar as coisas como elas são.
Elas foram ditas aqui dessa maneira.
Assustou muita gente.
Não vocês.
Não os jovens
Olha, 60 anos de vida pública: Exílio, perda de cargo, perda de mandato ...mas compensou, se a juventude levar adiante o meu projeto.
VIVA O BRASIL!

2 comentários:

  1. Menino de cabelos cacheados e palavras bonitas.
    Adorei esse post.

    Bom pra carambra.

    :]
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado moça. É sempre bom revê-la por aqui. Abraço.

    ResponderExcluir