14 junho 2012

Personalidades: Elis Regina



Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 – São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma intérprete brasileira. Conhecida por sua presença de palco histriônica, sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música. (Fonte: Wikipédia)
Grande Elis Regina, uma voz como essa aparece uma vez a cada sei lá quantos séculos, é incrível a forma com que Elis conseguia casar a emoção com a própria, costumo brincar que as músicas que ela interpretava, se imortalizavam sendo definidas a partir daquele momento, como A.E (Antes de Elis) e D.E (Depois de Elis). Na minha sensibilidade musical, que não é muito apurada, digo que depois que uma música se conhecia na voz de Elis Regina ela nunca mais seria a mesma, as interpretações posteriores e anteriores seriam apenas sombras da dela. Quem ouviu Como Nossos Pais na voz de Elis, vai achar todas as outras interpretações grosseiras se atrever-se a compará-las.
Que coisa gostosa é ouvir Águas de Março, Eu preciso aprender a ser só, Romaria, Casa no campo e tantas outras.
Era dona de uma personalidade ímpar, marcante e forte. Elis é Elis e simplesmente isso.

Frases:
"Amo a musica, acredito na melhoria do planeta, confio em que nem tudo está perdido, creio na bondade do ser humano e intuo que a loucura é fundamental. Agora só me faltam carneiros e cabras pastando solenes no meu jardim. Viver é ótimo."
"Eu fiz vários shows, vários discos e vários filhos."
"Gosto de você pra caralho. Quero você pra caralho. Caguei pro mundo." - Em um bilhete para César Camargo Mariano, seu segundo marido, pouco tempo após se conhecerem.
"Aprendi que a vida é feita de dois lados. Você precisa conhecer o lado torto para conhecer o lado bonito. Então, nesse sentido, todas as experiências pelas quais nós passamos são absolutamente válidas."


Nenhum comentário:

Postar um comentário