07 junho 2012

Histórias de amor e relacionamentos


          
           Tenho certeza que todos conhecem alguma história de amor que não terminou com o ‘... E eles foram felizes para sempre. ’, também tenho certeza que todos conhecem pelo menos uma relação que deu certo por sei lá quantas décadas até que a morte os separou. Agora me respondam, qual dessas duas histórias é a mais corriqueira?
            Mas lembrem-se de que estou falando de histórias de amor e não de relacionamentos, é importante que logo agora no início façamos essa divisão entre ‘história de amor’ e ‘relacionamento’, vocês conseguem distinguir? Caso não, vejamos... O que é uma história de amor? Bem, segundo a minha humilde definição... Caralho!!! Nunca parei pra pensar nisso, mas vamos tentar encontrar uma definição que nos agrade.
            Uma história de amor é uma sequência de fatos, com forte carga emocional, por um determinado período, como começo, meio e fim, entre duas pessoas. Nossa, convenhamos que isso foi frio demais, é isso que dá estudar Direito, você começa a falar que nem os doutrinadores (autores de livros). Vamos tentar outra vez, uma história de amor é algo que acontece entre duas pessoas que se amaram intensamente ou não, por algum período, mas que de alguma forma se amaram. Não sei se ficou bom, mas espero que a essência tenha sido captada.
            Já um relacionamento é algo bem mais amplo, você tem relacionamentos familiares, amigáveis, de trabalho, escolares... Amorosos. O que nos interessa no momento é o último. Mas façamos uma definição genérica primeiro, um relação diz respeito aos sentimentos ou interesses, entre as pessoas envolvidas de forma que influencie diretamente em sua convivência, e a forma em que se tratam. Duas coisas importantes para se mapear um relacionamento e possivelmente classificá-lo, é o nível de intimidade entre as pessoas envolvidas e a intensidade dos sentimentos envolvidos.
            Agora nos questionemos mais um pouco. Todo relacionamento, é uma história de amor? E toda história de amor, é um relacionamento? A resposta às duas perguntas é a mesma, não. Pois a figura central de uma história de amor é um sentimento. E um relacionamento, diz respeito à forma como duas pessoas de acordo com o que sentem se portam perante a sociedade em que vivem. História de amor é algo mais intimo, a dois, relacionamento é algo visível e mais exposto.
Duas pessoas podem muito bem se amarem ardentemente, ter uma história de amor de longa data, mas nunca terem se relacionado de fato. Por outro lado, duas pessoas podem ter um relacionamento de anos, sem nunca terem tido uma história de amor, como por exemplo duas pessoas que se casam por sei lá que motivo que não o amor, e que nunca se amaram mesmo estando a 50 anos casados. Também pode haver histórias de amor que acabaram, mas que o relacionamento persistiu por alguma conveniência. E também pode haver situações em que o relacionamento acaba, mas a história de amor continua, por muito e muito tempo. Existem tantas combinações pra isso, que nem vou me prestar a ficar imaginando todas.
Ah, sortudos os conseguiram fazer uma combinação bem sucedida dessas duas coisas, que conseguiram transformar, uma história de amor num bom e duradouro relaciomento, e o mais importante, que conseguiram manter as duas coisas vivas e saudáveis. Saudações aos que conseguiram tamanho feito, felizes eles são.
Então não confundam mais, essas duas coisas. Quando alguém disser: Terminei. Se pergunte ou pergunte a própria pessoa, se ela está falando da história de amor ou do relacionamento. Provavelmente será do segundo, porque ninguém termina diretamente uma história de amor, ela simplesmente acaba sem avisar e na maioria das vezes o fim é o produto de ações que contribuíram para ele. Já o fim de um relacionamento é algo mais visível. Você pode muito bem dizer que Fulana terminou com Beltrano, mas não será capaz de dizer com certeza que ela não o ama mais. Porque como diz o ditado: “Coração é terra que ninguém anda.”
E você? Vive uma história ou um simplesmente um relacionamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário