01 maio 2011

Personalidades: Vinicius de Moraes

Dados
Marcus Vinicius da Cruz e Mello Moraes  (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.
Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Minha Opinião

            Os que me conhecem sabem o quanto admiro esse grande homem que considero um dos deuses da literatura brasileira. Não me lembro qual foi o meu primeiro contato com Vinicius de Moraes, mas tenho certeza que ele sempre fez parte da minha vida.
            É um poeta que trasncende e transcenderá o seu tempo seus poemas chegam a ter um toque de divino parecem vir diretamente da alma de um homem que viveu cada dia da sua vida em busca do amor eterno. Vinicius casou nove vezes, logo se tira daí que era um homem que não se desiludia pelo insucesso de suas paixões, que não tinha medo de amar e que amava com ardor.
            Como compositor, cantor e músico é um dos grandes, suas canções até hoje fazem pessoas se arrepiarem, porque são camções feitas de coração para coração. Teve um papel fundamental no movimento Bossa Nova que acredito ter sido a era de ouro da música brasileira e que me lamento profundamente por não ter vivido.
            Vinicius foi o poeta mais completo que tivemos escreveu sobre praticamente tudo, amor, tristeza, esperanção, prostituição, guerra, dor, racismo... Eu me consideraria realizado se tivesse pelo menos 10 % do talento de Vinicius.
            Viva Vinicius de Moares!

Ditos
“A gente não faz amigos, reconhece-os.”
“Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido.”
“O uísque é o melhor amigo do homem. É o cachorro engarrafado.”
“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”
“Quem pagará o enterro e as flores se eu morrer de amores?”
“As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental.”
“Que não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito em quanto dure.”
“E de te amar assim muito e amiúde é que um dia em teu corpo derrepente hei de morrer de amar mais do que pude.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário