16 maio 2011

Músicas que falam por mim: Tarde em Itapuã

O Farol de Itapuã, um dia vou estar numa foto dessas.
A primeira vez que tive o imenso prazer de ouvir essa linda canção foi na casa de um amigo onde eu estava vendo um DVD de um show em que estavam presentes nada menos que Tom Jobim, Toquinho, Vinicius de Moraes e Miúcha. Eu fiquei praticamente encantado quando vi a capa e implorei ao meu amigo que era dono que me emprestasse, pedido que ele atendeu sem resistência, por saber que sou apaixonado por essas coisas.
O vídeo começa com Vinicius falando em italiano sobre a Praia de Itapuã que fica na Bahia, enquanto Toquinho vai tocando a parte introdutória da melodia ao fundo. Me senti tocado por essa bela obra de arte que se tornou uma de minhas canções favoritas, gostei muito desde o primeiro contato da melodia bem Bossa Nova e da letra perfeitamente rimada de forma leve e gostosa. Queria eu um dia ter o prazer e a inspiração de compor algo tão divinamente maravilhoso.
Logo fui pesquisar sobre a música e descobri que ela havia sido feita como parte de uma propagando publicitária de um bairro a beira-mar que estava vendendo apartamentos, e logo me surgiu uma pergunta que nunca havia se passada por minha cabeça: Onde exatamente fica Itapuã? E pedi auxílio áquele que sabe mais que todos nós... O Google. E ele me respondeu que a praia de Itapuã fica em Salvador, capital da Bahia. Assim que li isso me enchi de tristeza, pois alguns meses antes eu estive em Salvador no Congresso Nacional da Ordem Demolay, e fiquei chateado por ter estado tão perto de Itapuã e não ter ido lá, não ter passado uma tarde ou até mesmo alguns minutos em Itapuã. E prometi pra mim mesmo que qualquer dia desses vou a Salvador só pra ir a Itapuã, e sentir ao vivo e a cores o esse poema canção de Vinicius e Toquinho. E como toda canção que me apaixona e fiz questão de acrescentar ao meu repertório musical e a minha playlist.

Composição : Vinicius de Moraes / Toquinho

Um velho calção de banho
O dia pra vadiar
Um mar que não tem tamanho
E um arco-íris no ar
Depois na praça Caymmi
Sentir preguiça no corpo
E numa esteira de vime
Beber uma água de coco

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Enquanto o mar inaugura
Um verde novinho em folha
Argumentar com doçura
Com uma cachaça de rolha
E com o olhar esquecido
No encontro de céu e mar
Bem devagar ir sentindo
A terra toda a rodar

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Depois sentir o arrepio
Do vento que a noite traz
E o diz-que-diz-que macio
Que brota dos coqueirais
E nos espaços serenos
Sem ontem nem amanhã
Dormir nos braços morenos
Da lua de Itapuã

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Essa é a melhor versão que conheço.

Essa foi a que vi e ouvi pela primeira vez.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário