27 novembro 2009

Poema: Soneto de Fidelidade


Muitas pessoas atualmente, sem generalizações desprezam o poder e o encanto de um bom poema em suas vidas, eu particularmente venho tentando conhecer um pouco mais sobre o que realmente é poesia através do estudo de obras de grandes poetas, porque mesmo não tendo um dom natural para tanto, quero escrever coisas bonitas que fiquem para posteridade da mesma forma que tenho certeza que ficará a obra de Vinicius de Moraes e outros grandes nomes, é fato que eles se foram e deram a sua contribuição a esse mundo, mas as suas obras ainda estão por aí tocando corações e alimentando mentes, espero um dia conseguir isso também. Tenho feito as minhas composições, e sou sincero comigo mesmo para admitir que ainda tenho muito o que melhorar, e com certeza vou, porque acredito que nem todo mundo é bom a princípio, a habilidade vem através da prática. E vai aí um poema que em minha singela opinião considero uma obra prima, por ser simples e dizer muito e apenas 14 versos.

Soneto de Fidelidade.
Vinicius de Moraes.

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Um comentário:

  1. Essa poesia está entre as minhas favoritas...
    é belissima e é tao intensa!

    Continue se esforçando pra fazer belas poesias, tenho certeza q saíra coisas boas dessa sua mente Juan!

    Um abraço,
    Elaine.

    ResponderExcluir