25 abril 2010

PALAVRA DA SEMANA: Esperança.


"Dum spiro, spero".
- Tradução: "Enquanto eu respirar, terei esperanças."
Provérbios Latinos


Procurei o significado dessa palavra no dicionário, e o que achei é basicamente o que já havia concluído por mim mesmo. É o sentimento de acreditar e esperar algo que se deseja e precisa, mesmo quando não há mais motivos racionais e concretos para continuar acreditando.
A esperança é irmã e amiga da perseverança e da fé estando diretamente ligada a elas. É resistente ao tempo como poucos sentimentos sendo capaz de fazer coisas incríveis, não é atôa que a sabedoria popular bem afirma que a esperança é a última que morre, pois tudo o que é material e corpóreo pode ser retirado do homem por outro homem, até mesmo a própria vida (o que é triste, pois toda vida é única e sagrada), mas a esperança é imaterial, intangível e inatingível, somente quem a possui em seu subjetivo pode abrir mão dela, logo, nenhum homem pode arrancar a esperança de outro a não ser que ele permita.
Os gregos (pais da civilização ocidental) possuíam um mito que expressa bem o significado da esperança para a humanidade, “O mito de Pandora”, segundo a mitologia Pandora foi a primeira mulher que existiu, criada por Hefesto e Atena, auxiliados por todos os deuses e sob as ordens de Zeus. Cada um lhe deu uma qualidade. Recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice, a habilidade na dança e nos trabalhos manuais.
Hermes, porém pôs no seu coração a traição e a mentira. Feita à semelhança das deusas imortais, destinou-a Zeus à espécie humana, como punição por terem os homens recebido de Prometeu o fogo divino.
Foi enviada a Epimeteu, a quem Prometeu recomendara que não recebesse nenhum presente dos deuses. Vendo-lhe a radiante beleza, Epimeteu ignorou o que lhe foi dito pelo irmão e a tomou como esposa. Epimeteu tinha em seu poder uma caixa que outrora lhe haviam dado os deuses, que continha todos os males. Avisou a mulher que não a abrisse. Pandora não resistiu à curiosidade. A caixa foi aberta e todos os males que não existiam escaparam, ela fechou a caixa impedindo que a esperança saísse e se perdesse, fazendo com que ela permanecesse com os homens, pois ela seria a única coisa capaz de fazer o homem suportar e vencer os males do mundo.
Concluindo, uma vida sem esperança é uma vida vazia, sem norte e sem rumo, porque sem ela a vida perde o sentido e a graça nos momentos de dor, dificuldades e necessidades. Pra finalizar deixo vocês com a frase: “O fim da esperança, é a morte em vida”.

Dom Juan Ricthelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário